sábado, 21 de julho de 2018

Lâmpada maravilhosa


O Natal já havia passado e o Ano Velho ia já quase dobrando o Cabo da Boa Esperança.  Prenúncio de novidade. Ainda que o que houvesse de concretamente novo fosse apenas a mudança de uma data para a outra e a troca do calendário, era tempo de renovar também a fé a confiança em um futuro feliz. A data estabelecida para a troca de presentes já tinha passado, mas o desejo de presentear permanecia. Resolvemos nos encontrar para trocar, mais do que lembranças, o afeto que não nos falta e que nos é sempre muito caro.


Imagem disponível no Pixabay
Ele gosta de cerveja, eu prefiro café. Ele mora pertinho do mar e adora os encantos da serra. Eu moro na serra e me deixo inebriar pela maresia todas as vezes que posso. Somos diferentes, mas temos afinidades, ambos curtimos esse caleidoscópio que formamos. Bora pra uma cafeteria  que nos permite aproximar os paladares e celebrar o bem-querer agradando aos dois. Erguemos um brinde com cerveja e café, e recebi das mãos do meu amigo um pacote quadradinho o qual abri com gratidão e surpresa: era uma lâmpada. Não uma lâmpada qualquer, mas operada por Bluetooth, capaz de tocar músicas e de promover um verdadeiro festival de cores.

Papo em dia, abraço apertado pra recarregar as energias, despedida com gosto de até breve, fui para casa com o presente nas mãos, ainda meio cética de que ele fosse me encantar. Sou do tipo que fica feliz pelo simples fato de receber um mimo, seja lá o que ele for, mas até aquele momento, o objeto em questão era ainda uma luzinha recheada de promessas.

O Ano Novo chegou e com ele a oportunidade de estrear o presente. Experimentar coisas novas, particularmente aquelas que me são dadas por pessoas especiais, só com tempo e em momento apropriado para a devida apreciação. No momento ideal para curtir a novidade, escolhi uma música cheia de significado e zás! Conectei a lâmpada a um abajur e a pus em funcionamento. Para meu espanto, eu curti de imediato. Foi um banho de cores e ritmos, de som, de alegria - proporcionada não só pelo objeto, mas pelo carinho com que ele me foi dado. Foi como se, de repente, a casa toda tivesse sido aspergida pela magia do pó de pirlimpimpim e houvesse ali desembarcado uma nuvem de contentamento. A lâmpada havia trazido um bocado generoso de leveza.  

Resgatei aquela sensação deliciosa de criança que ganha o brinquedo favorito. Por que será que quando a gente cresce se esquece de brincar e das alegrias mais simples? Vibrei e cantei. E, diante do inesperado efeito do presente, a casa se encheu de gargalhadas e novidades: a família adorou a brincadeira. Inclusive a nova construção de sentidos de meu pai: - então, está ouvindo o abajur?! Frase maravilhosa que não passa despercebida àqueles que gostam de brincar com as palavras. É... todos ficamos iluminados. 

Amizade é isto: luz. É um tipo de relação genial, que segura as nossas barras e nos faz sorrir inocentemente, que enfrenta nossas ondas e marés e olha corajosamente as nossas tempestades, que entende os  nossos períodos de silêncio, que se divide conosco e que, às vezes, adivinha o que nos trará aquele tipo de felicidade miudinha, tão essencial para enfrentar as barras do dia a dia.  Música é dessas felicidades pequeninas que podem harmonizar um pouco mais a nossa vida. Ponto pro amigo que me deu o  luminoso presente!

Amizade é lâmpada maravilhosa, cuja magia está contida no amor, no bem-querer, no respeito e na liberdade. Amigo é feito gênio, não daquele tipo que realiza três pedidos, mas que, de perto ou de longe, modifica nossa vida pra melhor e enche a nossa caminhada de sentido.  Tal qual o título da canção que escolhi pra estrear meu presente: é trevo de quatro folhas. Sorte de quem tem.

-------------------------------------------------------------------------------

Trevo, uma música que me faz lembrar a amizade:
https://www.youtube.com/watch?v=kq1adq4KL90

3 comentários:

  1. Pequenos mimos carregados de emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequenos mimos capazes de modificar nosso dia e de nos lembrar de emoções adormecidas. Verdadeiras preciosidades.
      Beijo grande.

      Excluir
  2. Delicia de texto sibte as lâmpadas de amor que a amizade acende e que nenhuma ausência irá apagar. Linda amizade: de contrastes e de identificação, embrulhada no equilíbrio. Parabéns, aos dois. Cafés, cervejas e muita... muita luz!
    Ahhh... o trevo 😍😍😍

    Eliza

    ResponderExcluir