quarta-feira, 24 de maio de 2017

Que tal um cafezinho?

Quem me conhece sabe que adoro um café. Gosto do aroma, da cor, do sabor.  O café desperta meus sentidos. Isso por si só já é uma delícia. Além disso, gosto do ritual de prepara-lo, café bom é café fresco. E gosto quando se insinua todo perfumando o ambiente e me faz logo pensar em xícara. Café bom é também o café que nos convida à degustação. É, sou dessas! Gosto de degustar o café e não apenas de sorvê-lo rapidamente.


Hoje é Dia Nacional do Café, você sabia? Pois é, soube disso ano passado, quando lia descomprometidamente um jornal. Viu que chique? O café também tem um dia e o fato de hoje ser o dia nacional da bebida pressupõe que haja um dia internacional. Segundo Mr. Google, há, e é comemorado em abril, mas eu quero mesmo é celebrar o 24 de maio. De acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o início da colheita do grão em grande parte das regiões produtoras. Adoro descobrir essas coisas, mas vamos ao café.

Café pode significar conversa, pode ser encontro, pode ter cheirinho de reflexão ou gostinho de leitura. Pode ser um momento de ficar sozinho pensando na vida, pondo as ideias em ordem (ou não).  Pode ser um objetivo ou um pretexto. Pode ser conclusão ou proposta. Café congrega e faz companhia.

O lugar para tomar café também importa. Não gosto apenas da bebida, mas do ambiente de cafeteria. Há verdadeiras delicinhas nesse ramo. Durante algum tempo fazia uma pequena viagem sempre que queria provar desse gostinho: café e cafeteria totalmente harmonizados. Saia do Bingen, ia a Itaipava, terceiro distrito de Petrópolis e lá me deleitava com poesias declamadas nas paredes, o bolo da vovó exposto no balcão, o vinil rolando um Vinícius e tantos outros na vitrola, o gosto forte do café produzido num município vizinho, os livros para doação delicadamente arrumados num pequeno móvel num cantinho e o atendimento cheio de simpatia e carinho das proprietárias. Vou lá de vez em quando, como resistir?!

Recentemente, o Bingen ganhou uma gostosura dessas, que felicidade. Num outro estilo, com outra proposta, mas igualmente harmônica e aconchegante. Belas cores, um chocolate premiado no balcão, geleias especiais, bolo caseiro que não pode faltar, Edith Piaf e tantos outros na vitrola, vinho selecionado para acompanhar pensamentos e pratos quentes, o requinte e o sabor do café caprichosamente preparado,  o afeto e o incomparável papo dos meninos, que dirigem o local. E eles têm ainda uma cafeteria no Valparaíso que, se não bastasse tudo isso, de vez em quando ainda tem café e violino. A proposta é ofertar muito além de uma xícara de café e eles conseguem. Dá pra imaginar?

Por aqui, esses são os meus lugares preferidos para exercer o meu sacrossanto direito de apreciar essa bebida milenar. Hoje é dia de celebrar o café e de brindar tudo o que ele evoca. A amizade, o diálogo, o paladar, o bom gosto, a sobriedade... Tintim! Que tal comemorar?


Fonte da imagem:
https://pixabay.com/pt/photos/download/coffee-563800_1920.jpg?attachment&modal

9 comentários:

  1. Convite aceito. Sempre muito bom, degustar um bom café em ambiente aconchegante e em excelente companhia não tem preço!!!

    ResponderExcluir
  2. Delicioso um café quentinho feito na hora...Amei seu texto!!
    Bjs amiga Marise!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola amiga, enquanto li, lembrava de nossos cafés das 5ªs feiras..sempre bom regado a bons papos e muita amizade...e me fez recordar que em nosso lar meu pai sempre fez questão que minha mãe service um café fresquinho as visitas e se senta ofendido se a pessoa não gostava de tomar srsrsrss ... somente o café para nos trazer tantas boas lembranças...e VIVA O CAFÉ...bjsss - Dalmo Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalmo.

      Meu amigo querido. Você me fez fazer uma viagem agora. Fui parar aí em São José do Vale do Rio Preto tomando café com você no casarão. Que delícia! Como essas lembranças aquecem o coração da gente! Certamente, temos boas histórias sobre o café e todas elas estão entrelaçadas pela nossa amizade. Adorei encontrar você por aqui.

      Beijo grande, obrigada pelo carinho de sempre e, já sabe, precisamos tomar um café.

      Excluir
  4. Conheço esse lugar onde se toma café com poesia pelas paredes!!! Também vou lá sempre que dá. Adoro a casquinha de laranja cristalizada que vem junto... Um café é sempre um bom motivo pra alguns minutos de papo, ou de reflexão...
    Bjus, flor!
    Lumena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lumena.

      Você me fez sentir o gostinho da laranja cristalizada. Hum! Muitas coisas me chamam atenção naquela cafeteria. Lá há sempre um livro para curtir enquanto se aprecia o café produzido em São José do Vale do Rio Preto. Há uma gaiola decorativa cheia de significado. Fica de porta aberta e o pássaro está pelo lado de fora. Dentro dela há uma frase de Rubem Alves evocando a liberdade. E muitos outros detalhes. Um café pode ser um pretexto para sonhar ou para pôr os pés no chão. Precisamos ir as outras de que falei. Aposto que vai gostar. É sempre bom encontrar você por aqui.

      Beijo grande.

      Excluir