sábado, 30 de julho de 2016

Dos presentes que a vida nos dá

Já faz uma semana! Como passou rápido! Era um domingo ensolarado de azul imponderável no céu. Manhã dourada, dessas que nos desassossegam e nos impelem a viver. Bora sair, meu filho! Bora ver o sol, respirar,  contemplar a natureza. O dia está lindo! E fomos!

Mirante do Cristo, um de meus passeios prediletos. Passava das dez, boa hora pra pegar a estrada e descer um pouco. A serra iluminada é, sem dúvida, das coisas que aprecio. Música, cantoria, o filho e a namorada dele: ótimas companhias. Domingo perfeito.

Desce Serra, sobe Serra e o Mirante está florido. Repleto de turistas abismados e deliciosamente deslumbrados e curiosos. Tudo em festa. Tudo cheio de vida.

Contemplação, poses para fotos, flashes da natureza. Todas essas coisas triviais e saborosas que um passeio suscita. A alegria parece mesmo ser irmã siamesa da simplicidade. Gostoso sentar e conversar naquele lugar. Nessa época do ano, o sol é manso, aquece, mas não queima. A temperatura fica confortável. Adoro os dias iluminados de inverno.

Depois de alimentarmos a alma, hora do regresso! Eu e os meninos já estávamos bem contentes com o recreio de domingo e, para o dia, esperávamos nada mais que um bom almoço. Foi aí que veio a grande surpresa. Na estrada, antes um pouco de uma curva, um serzinho diferente estava decidido a atravessar a pista movimentada. Era um bicho preguiça. Ficamos apreensivos. Meu filho o protegeu com sua moto, enquanto eu parava o carro em local seguro. Foi uma cena bonita de ver: Leo ia atravessando a moto e desviando o fluxo de veículos, enquanto o bichinho estava na estrada.

Eu o segurei. Sem entender o perigo que corria, emitiu um sonzinho irritado, uma espécie de rosnado pra mim. Fiquei emocionada com aquela oportunidade. Nós o levamos de volta para a mata e ficamos ali observando enquanto subia em uma árvore.

Encantados, mas temerosos por sua segurança, comunicamos o fato e a localização à Concer. Na segunda, telefonamos para a APA Petrópolis informando o ocorrido e pedindo orientações. Curioso, sempre observamos as placas alertando sobre a possibilidade de animais silvestres cruzarem a pista na Serra, no entanto, nunca pensamos no que fazer num caso desses.

Sei, é motivo pra pensar nas razões pelas quais, micos, quatis, gambás, capivaras, esquilos e preguiças vêm se aproximando cada vez mais do homem por aqui. As razões são sérias. Contudo, hoje prefiro ficar com a poesia do instante: a oportunidade de acolher um bichinho amedrontado que, quando mais calmo, se deixou até acariciar e de merecer um pouquinho daquele olhar terno. Diz meu filho: - Preguiças têm uma carinha de vó... como resistir!?

Era domingo e, quando menos esperávamos, o imprevisto surgiu com pó de pirlimpimpim e cobriu o nosso dia de magia. Há momentos poéticos que se tatuam na alma da gente. É preciso agradecer.
ENDEREÇOS ÚTEIS:

APA Petrópolis

Concer (Concessionária que administra a Rio-Petrópolis)
http://www.concer.com.br/
Telefone: 0800-282-0040

As fotos são  mesmo da nossa preguicinha aventureira. 

6 comentários:

  1. Marise, é impossível não admirar sua leveza e capacidade de ver beleza nas pequenas coisas. Uns atropelaram o animal, outros dariam uns gritos de estresse pelo risco de causar um acidente, você consegue, através do seu dom de escrever, transformar um episódio "corriqueiro" em poesia.
    Admiro você minha amiga.
    "A alegria parece mesmo ser irmã siamesa da simplicidade"
    Adorei.
    Bjuuussssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de sempre, Inês!
      Para quem escreve, esse retorno é sempre precioso.
      Beijo grande.

      Excluir
  2. Que lindo momento! Que belos coracoes! Que delicadeza seu texto! Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Inez!
      Essa troca e esse carinho são fundamentais.
      Beijos.

      Excluir
  3. Marise,
    o que mais me surpreende em sua maneira de ver a vida é saber traduzi-la tecendo palavras que nos fazem visualizar tão bem o cenário em que ela acontece. Confesso que me sensibilizou bastante a maneira como vcs agiram com a inocente preguiça. Vi muita humanidade por parte de vcs, coisa rara por essas bandas. Que dia perfeito, hein! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Marcio.
    Obrigada! Você, que também escreve (e, a propósito, escreve muito bem), sabe da importância dessa troca, desse retorno. Dia perfeito, sim! Fiquei emocionada, encantada e agradecida. Achei um presentão. Eu e os meninos também. Beijo grande.

    ResponderExcluir