domingo, 7 de janeiro de 2018

Sobre o Natal Imperial



Folia de Reis - arquivo pessoal
Quando surgiu o vídeo do projeto do Natal Imperial e foram divulgadas as cifras do orçamento para sua realização, houve muitas críticas. Eu mesma critiquei por questões de transparência na divulgação das informações e por achar as cifras absurdas. Depois veio a licitação, o custo ficou reduzido à metade do valor previsto, o projeto começou a ser executado e a cidade se iluminou no sentido próprio e também figurado dessa palavra.
O Natal Imperial aconteceu. Petro ficou movimentada. Nunca fui de boicotar por boicotar coisa alguma, acho contraproducente. Sou daquelas que acredita que quem boicota indiscriminadamente acaba boicotando a si mesmo. Fui conferir e ressalto que curti. Foi uma grande sacada dos comerciantes da 16 e da Alencar Lima dar vida àquele espaço da cidade. Gostaria que os comerciantes do polo de moda do Bingen tivessem a mesma perspicácia e descobrissem que a velha máxima "a união faz a força" continua valendo. A 16 encantada funcionou de fato. Atraiu olhares de munícipes, turistas, consumidores. Sim, o túnel de luzes teve problemas, mas ainda assim, ficou encantador.

Nem tudo se acertou de primeira e um bom exemplo disso foi o ajuste da iluminação da Avenida Koeller, para que o rio ganhasse enfim a tão sonhada cor azul. Isso também foi bacana de observar: a atenção aos detalhes e a determinação em corrigir as imperfeições.
A adesão do SESC ao projeto foi um ponto alto. A programação ficou ainda mais rica. Ou alguém duvida que assistir ao show da fadista Carminho ao lado de Paulo e Daniel Jobim - filho e neto de Tom, respectivamente - tenha sido um espetáculo? Houve música, poesia, contação de histórias, além de uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Sem falar que estavam lindos os jardins do palácio que, além de decorados, abrigavam famílias inteiras brincando até mesmo à noite.
Ganharam mais vida com as programações natalinas espaços como a Praça da Águia, a Praça da Liberdade, a Praça D. Pedro, a 16 de Março, o Palácio Quitandinha, o Museu Imperial e o distrito de Itaipava. Teve trenzinho, parada iluminada, apresentações da Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis e da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, e ainda mais.
Ontem à noite, foi promovida a Folia de Reis, que trouxe o enceramento do Natal Imperial. Foi um evento belíssimo e emocionante. A ideia de ir apagando as luzes depois da adoração dos Reis Magos ao menino Jesus foi sensível e em tudo muito simbólica. Foi uma bela caminhada pelo Centro Histórico da cidade até o Palácio de Cristal. Em tudo foi repleta de encantamento.
Já faz algum tempo que elogio o responsável pela pasta da cultura em nossa cidade. Ele é jovem e, a despeito de sua pouca idade, veio para escrever seu nome na história do município. Desde que assumiu o cargo tem revolucionado a programação cultural por aqui. Como eu queria que os responsáveis por outras pastas fossem tão pró-ativos quanto ele! Parece-me que o turismo vai indo na mesma direção, felizmente, já que Petrópolis é uma cidade com enorme potencial turístico e precisa aproveitá-lo.
Há muita coisa a ser feita no município, não há dúvidas. Assim como nem tudo no Natal Imperial foi 100%, mas é preciso reconhecer as boas iniciativas, aquelas bem sucedidas. Petrópolis pode ter um milhão de problemas - e tem - mas o evento em questão foi, inegavelmente, um sucesso.
PS: O Diretor-presidente do Instituto de Cultura e Esportes estava lá. Trabalhando. Acompanhando tudo de pertinho discretamente, sem firulas e rapapés.
#Natalimperial

ACESSE OUTRAS INFORMAÇÕES AQUI:

- Sobre a programação:
https://www.natalimperialpetropolis.com.br/programacao
http://www.natalsescquitandinha.com.br/programacao/

- Apaixone-se você também pela Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí:
https://www.youtube.com/watch?v=kjeYKqG2J9s


ALGUMAS FOTOS DO NATAL IMPERIAL:
Fotógrafo Marco Oddone

Catedral São Pedro de Alcântara
Palácio de Cristal



MAIS FOTOS DE MARCO ODDONE:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1746983455333337&set=pcb.1746987171999632&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1722725367759146&set=pcb.1722728797758803&type=3&theater


2 comentários:

  1. Marise
    Lendo seu texto, me bateu uma pontinha de tristeza por nao ter usufruído das belezas do Natal Imperial da nossa cidade. Eu não fiz um boicote público, mas fiz particular. No único dia que passei na Dezesseis de Março as luzes bao funcionaram. Nao voltei mais.
    Isso me dá uma certa tristeza por ser a expressão da decepção interior, pessoal. Mesmo em outros momentos difíceis, eu nunca me senti assim. Tenho vontade de ir embora.
    Seu texto me fez refletir, repensar.
    Como sempre, só tenho a parabenizar por sua arte.
    Sou sua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês.

      Que bom encontrá-la por aqui! Sabe, o Brasil do jeito que está tem nos deixado meio abatidos mesmo, com essa tristeza engasgada na garganta e apertada no peito. Tem sido um exercício enorme manter a alegria e a esperança. Eu entendo como se sentiu e tem se sentido e fico muito feliz que o texto tenha provocado reflexão. A gente precisa falar sobre essas coisas, né?!

      Obrigada pelo carinho de sempre.
      Beijo grande.

      Excluir